ARTIGOS

Assistente Virtual - Serviços Administrativos à Distância

Assistente Virtual 

O desenvolvimento contínuo da tecnologia, nomeadamente da internet, fez com que algumas profissões se extinguissem, como é o caso por exemplo da datilógrafa, do vendedor de enciclopédias ou do projecionista de filmes. Como estas, tantas outras acabarão por desaparecer. No entanto, em contrapartida, outras novas vão surgindo.

A mudança é uma constante na sociedade e se queremos acompanhar essa mudança necessitamos nos adaptar, nos ajustar, deixar paradigmas e abrir a nossa mente ao que de novo vai despontando.

A propósito de novas profissões, uma das que apareceram no meio de toda a mudança, foi a de Assistente Virtual. O termo Assistente Virtual teve origem nos Estados Unidos da América na década de 90 e rapidamente se desenvolveu e se propagou por vários países. Em Portugal não é novidade. No entanto, ainda é desconhecida para muitos profissionais, mas acredito ser uma das profissões do futuro.

Uma Assistente Virtual é uma profissional com formação específica que trabalha por conta própria, normalmente em home office e de forma remota. Presta serviços administrativos e de secretariado a vários profissionais, tendo assim, a própria carteira de clientes. Escrevo no feminino, porém, não é uma profissão exclusiva de mulheres, pois existem também excelentes profissionais do sexo masculino.

As áreas administrativa e de secretariado podem englobar outras, como a financeira, comercial, relações públicas, traduções, etc. Depende muito da vocação da Assistente Virtual e daquilo que mais gosta de fazer. Uma Assistente Virtual pode especializar-se mais numa determinada área, acabando, consequentemente, por optar por um determinado tipo de cliente.

O público-alvo duma Assistente Virtual consiste essencialmente em pequenos negócios, profissionais liberais e também executivos muito ocupados. Na prática, o público-alvo é todo o profissional que necessita dum apoio, seja pontual ou de forma regular.

Sendo um trabalho remoto, os meios para comunicar com os clientes são o telefone, Skype e todas as facilidades que a internet possa dispor. Todavia, existem trabalhos em que é necessária a presença da Assistente Virtual.

Os serviços duma Assistente Virtual são extremamente vantajosos. Ora vejamos porquê. Um profissional quando contrata uma Assistente Virtual, contrata apenas para as horas que necessita para uma determinada tarefa; não necessita dispor de espaço nem de equipamentos; economiza nos custos com o pessoal; é uma contratação simples, sem burocracias nem vínculos laborais, e por fim, pode focar-se no essencial do seu negócio, uma vez que delega as tarefas que desviam a sua atenção.

O mundo dos negócios exige adaptação rápida e eficiência nos serviços, não perdendo tempo e economizando em todas as vertentes possíveis. Requerer os serviços duma Assistente Virtual é, sem dúvida, uma excelente opção para quem quer rentabilizar o negócio e poupar nos custos com pessoal, pois existem muitas situações em que não há necessidade de contratar uma pessoa a tempo inteiro para fazer o trabalho que uma Assistente Virtual pode fazer apenas nas horas efetivamente necessárias.

Clara Costa